Skip to main content

“É preciso ter Ética e Integridade em todos os nossos mundos”, destaca Presidente do Conselho de Administração

By 17 de dezembro de 2019fevereiro 1st, 2023Carta Eletrônica

A integridade e a ética são valores fundamentais para a Usina Santa Adélia. São pilares que nos orientam e que determinam nossas relações internas e externas, nos fazem honrar compromissos assumidos, independentemente de seus custos. O presidente do Conselho de Administração da empresa, professor José Paschoal Rosseti fez uma palestra engajando as lideranças da importância desse comportamento.

Professor Rosseti baseou sua fala nos conceitos da filosofia clássica e também utilizou exemplos da vida cotidiana para ilustrar a escolha pela ética. Defendeu o berço familiar como elemento determinante da construção da conduta ética de cada indivíduo: “é no berço que a ética deixa de ser abstrata e passa a ser uma construção que, dia a dia, terá valor concreto, semelhante ao de um alicerce. Os elementos desse alicerce serão lições advertências, repreensões e, principalmente exemplos. Tudo que se construirá em seguida poderá ser mantido ou modificado, mas em uma construção o mais difícil é destruir o alicerce, especialmente se esse alicerce for profundo e robusto”, afirmou.

Ética e integridade

Em todos os mundos que vivemos: privado, familiar, escolar, das relações sociais, do trabalho, dos negócios, das entidades de classe, econômico, político, das crenças, das ideologias e até no mundo institucional, das leis é preciso agir com ética e integridade.

“A integridade ética é plena se atender à totalidade dos muitos mundos em que interagimos, é uma construção e também uma escolha consciente”, alertou o professor Rosseti.

O palestrante salientou o valor estratégico da ética no mundo dos negócios, como alma e DNA do caráter de uma empresa: “É contagiante, agrega valor, gera riquezas. Estende-se às cadeias de fornecedores e aos quadros funcionais da empresa do topo ao “chão de fábrica” e transfere-se para os produtos finais gerados. Gera confiabilidade, credibilidade, é percebida pelos clientes finais. Atua como ensinamentos e exemplos que são sintetizados em códigos corporativos de conduta. Justifica as consequências das transgressões às regras do jogo e cria as condições para a perpetuidade do negócio”, finalizou.

Os valores norteiam os comportamentos de todos os que atuam na empresa.
Os hábitos garantem a execução da estratégia empresarial e refletem seus valores e precisam ser vividos todos os dias.

Comunicação

Author Comunicação

More posts by Comunicação