Skip to main content

GESTÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Na busca pela excelência operacional, a qualidade é uma prioridade em todas as etapas de nossa produção, desde o cultivo da matéria-prima até a distribuição dos produtos acabados.

Mantemos rigorosos sistemas de controle de qualidade, desde a recepção da matéria-prima até a embalagem e a distribuição dos produtos acabados. Realizamos testes e análises regulares para garantir a conformidade com os padrões exigidos pelos clientes e regulamentações governamentais.

Para isso, o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos tem como missão e compromisso atender aos mais altos padrões de qualidade e requisitos de segurança dos alimentos, para que o açúcar produzido pela Santa Adélia não cause efeitos adversos à saúde do consumidor, proporcionando a melhor experiência de consumo aos nossos clientes.

Confira os compromissos da nossa política de Qualidade e Segurança de Alimentos:

  • Disponibilizar alimentos seguros à saúde e integridade física do consumidor;
  • Garantir o padrão de qualidade dos produtos oferecidos, atendendo as necessidades dos clientes e cumprindo os requisitos regulatórios.
  • Disponibilizar os recursos necessários ao controle dos perigos e capacitação de pessoas;
  • Manter sistemáticas para comunicação junto às partes interessadas;
  • Garantir as condições para atendimento das metas estabelecidas e para atualização do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos.

Estruturado em 2001, o SGQSA é responsável por seguir rigorosamente os requisitos de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e Controle de Perigos. Além disso, traz a padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, acompanha sistematicamente e avalia os diferentes aspectos de produção, serviços e/ou facilidades e ainda é certificado por altos padrões de qualidade e sustentabilidade.

Para garantir que os riscos para a segurança de alimentos sejam minimizados, a Usina Santa Adélia segue os princípios estabelecidos pela FSSC 22000, que é reconhecida pela GFSI (Global Food Safety Iniciative) sendo composta pela ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos), ISO-TS 22002-1 (Programa de Pré-Requisitos) e requisitos adicionais.

É uma certificação aceita mundialmente e representa uma abordagem abrangente para a gestão de riscos na segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento.

Com foco especifico na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos, a usina Santa Adélia é reconhecida pelo programa Certificação da Qualidade, Estoque e Processos (CQEP) da Copersucar.

Todos os compromissos estabelecidos na política estão ligados à Missão, Visão e Valores da empresa: “Produzir alimentos agroindustriais e energia de fonte renovável, com padrões rigorosos de qualidade e de sustentabilidade”, a fim de “sustentar um posicionamento de liderança em rentabilidade operacional no setor sucroenergético do País, gerando recursos para o crescimento da organização” norteado pelos valores de “Ética e Sustentabilidade” com foco em “Excelência e Segurança no Trabalho”.

RECALL

Prezando pelo controle operacional para a produção de um alimento seguro, desde o campo até o cliente/consumidor, a Usina Santa Adélia possui um programa de recall e rastreabilidade que permite e orienta como proceder para agir rapidamente na identificação e recolhimento no mercado dos produtos potencialmente inseguros e fora da conformidade, com o máximo de eficiência e agilidade.

CLIQUE AQUI para acessar o procedimento resumido de Recall para partes interessadas.