GESTÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

O Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos (SGQSA) na Usina Santa Adélia baseia-se no atendimento aos requisitos legais e na prática das ferramentas da qualidade em todas as atividades desenvolvidas pela empresa, agregando valor aos seus processos e produtos.

Estruturado em 2001, o SGQSA é responsável por seguir rigorosamente os requisitos de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e Controle de Perigos. Além disso, traz a padronização de processos e controle sobre os mesmos, viabiliza medir a eficiência e verificar a eficácia das ações tomadas, acompanha sistematicamente e avalia os diferentes aspectos de produção, serviços e/ou facilidades e ainda garante as principais certificações da organização.

Com foco especifico na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos, a Santa Adélia é reconhecida pelo programa “Qualificação de Fornecedores” da Copersucar S/A, que tem como objetivo alavancar a qualidade nas usinas em relação a atendimento ao cliente.

O SGQSA tem como missão e compromisso atender a todos os padrões de qualidade e segurança dos alimentos, para que o açúcar produzido na Santa Adélia não cause efeitos adversos à saúde do consumidor.

A política da Qualidade está inclusa na Política de Segurança de Alimentos, que é:

  • Disponibilizar alimentos seguros à saúde e integridade física do consumidor;
  • Atender as expectativas dos clientes, cumprindo os requisitos estatutários e regulamentares;
  • Disponibilizar os recursos necessários ao controle dos perigos e capacitação de pessoas;
  • Manter sistemáticas para comunicação junto às partes interessadas;
  • Garantir as condições para atendimento das metas estabelecidas e para atualização do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos.

Todos os compromissos estabelecidos na política estão ligados à Missão, Aspiração e Valores da empresa: “Produzir alimentos agroindustriais e energia de fonte renovável, com padrões rigorosos de qualidade e de sustentabilidade”, a fim de “sustentar um posicionamento de liderança em rentabilidade operacional no setor sucroenergético do País, gerando recursos para o crescimento da organização” norteado pelos valores de “Ética e Sustentabilidade” com foco em “Excelência e Segurança no Trabalho”.

RECALL

Prezando pelo controle operacional para a produção de um alimento seguro, desde o campo até o cliente/consumidor, a Usina Santa Adélia possui um programa de recall e rastreabilidade que permite e orienta como proceder para agir rapidamente na identificação e recolhimento do mercado produtos potencialmente inseguros e fora da conformidade, com o máximo de eficiência e agilidade.

CLIQUE AQUI para acessar o procedimento resumido de Recall para partes interessadas.