1891
Foi no final do século XIX, por volta de 1890, que a família Bellodi chegou em Jaboticabal. Como tantos outros imigrantes que vinham para o Brasil, começaram a trabalhar no plantio do café.
1940
Neste período, a família inicia o plantio da cana-de-açúcar na Fazenda do Coco para produção de rapadura, aguardente e açúcar. Na foto, Adele e Anselmo, os patriarcas da família, com os filhos Arístides, Gino, Ivo, Giácomo e Fermo. Ao fundo, a fábrica de raspa de mandioca em operação, com engenho de pinga ao lado.
1943
A empresa parte em rumo à industrialização. Tratores substituem os antigos carros-de-boi, novos equipamentos são adquiridos para a produção de açúcar cristal e, o melaço, que até então eram vendidos para uma indústria de fermentos.
1952
1973
A Usina Santa Adélia passa por um processo de modernização no qual os investimentos em tecnologia, equipamentos, automação e qualidade resultaram em uma arrancada para o crescimento.
2000
Bioeletricidade
A cogeração de energia elétrica a partir do bagaço da cana começou no início dos anos 2000, na unidade de Jaboticabal. O bagaço e a palha da cana são alternativas para a geração de energia elétrica que contém alto valor energético, além de ser uma energia limpa e renovável. Por meio da queima do bagaço e de outros combustíveis obtidos de fontes renováveis utilizados nas caldeiras, a usina gera eletricidade para abastecer suas próprias atividades, tornando-se autossuficientes em energia elétrica, e o excedente é comercializado.
2004
Em busca de maior competitividade e aumento de produção, a Santa Adélia expande suas atividades com a construção da Usina Santa Adélia Pereira Barreto.
2007
Prêmio “Usina Modelo”
Concedido pela revista Visão da Agroindústria.
2010
Prêmio “Cana Invest”
Promovido pela Revista Canamix, em Ribeirão Preto. A empresa foi premiada na categoria “Eficiência Industrial” pela tecnologia implantada no setor.
2011
- A Usina Santa Adélia recebe a certificação mundial da Bonsucro (Better Sugarcane Initiative), considerada um importante passaporte para exportação de açúcar e etanol, ao garantir as melhores práticas de sustentabilidade durante o processo produtivo. O padrão Bonsucro avalia os impactos da produção de cana-de-açúcar na biodiversidade, no ecossistema e nos direitos humanos, além do cumprimento às exigências legais e à melhoria contínua nos processos de produção.
- A Usina Santa Adélia inaugura o “Centro de Treinamento” instalado em Jaboticabal, equipado com salas multimídias, laboratórios de manutenção e um Simulador de Colheita Mecanizada. Na programação, estão treinamentos como: formação da liderança em mecânica básica, motoristas, operadores de máquinas agrícolas, mecânicos e práticas de gestão.
2012
Certificação aplicada ao escopo de fabricação de açúcar cristal, que engloba o atendimento a norma ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos) em conjunto com a norma ISO-TS 22002-1 (Programa Pré-Requisito para Indústrias de Alimentos) e requisitos adicionais, com reconhecimento pelo GFSI (Global Food Safety Iniciative).
É aceita mundialmente e representa uma abordagem abrangente para a gestão de riscos na segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento. Ela atesta que a Usina Santa Adélia produz alimentos seguros para o consumo humano. A conquista da certificação foi fundamental para assegurar uma posição no mercado e manter a confiança dos nossos clientes.
2013
Prêmio Empresas Campeã de Produtividade.
A Usina Santa Adélia recebeu o Prêmio Empresas Campeãs de Produtividade Safra 2012/13, durante o 15º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto. Esta foi a 9ª vez que a empresa recebeu o certificado. A premiação é uma realização do Grupo IDEA e a classificação das empresas é elaborada pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que classifica as 11 melhores usinas da região Centro-Sul do Brasil em produtividade.
Os critérios utilizados para a escolha das melhores contemplam produtividade agrícola, o teor médio de sacarose expresso em ATR e idade média do canavial. Além disso, são considerados os dados relativos a cortes sem a cana bisada.
Vista geral da Usina Santa Adélia Jaboticabal (matriz).
2014
- Como signatária do Protocolo Agroambiental do Estado de São Paulo, a Usina Santa Adélia realiza sua primeira safra sem empregar o fogo na colheita da cana-de-açúcar.
- Em 2014, a Usina Santa Adélia recebeu a Certificação Kosher, que atesta que os produtos fabricados pela empresa obedecem às normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. Ele é mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade.
2015
Três pilares
Diante do cenário econômico, a busca por novos resultados, por padrões de excelência e por uma mudança no patamar empresarial fez com que a Usina Santa Adélia desenvolvesse e adotasse seu Modelo de Gestão pautado em três pilares: estratégia, pessoas e operações, com o envolvimento de todos os níveis da organização consolidando a cultura voltada para resultados.
2015
Prêmio “VisãoAgro”
Selo de reconhecimento às empresas, o qual atesta que as práticas de gestão e produção da organização estão adequadas em todos os níveis. A eleição aconteceu por meio de uma pesquisa realizada pela AR Empreendimentos, pelo GEGIS (Grupo de Estudos do Setor Sucroenergético) e pela Revista Visão
da Agroindústria.
2016
Lançamento do Programa VOAR
O VOAR visa a Excelência Empresarial através de uma cultura de melhoria contínua. Conhecendo cada vez mais os nossos produtos, processos e serviços podemos eliminar os desperdícios e buscar constantemente tomar decisões baseadas em fatos e dados, para assim garantir o atendimento às necessidades de nossos clientes internos e externos. O VOAR é composto por projetos que se complementam, entre eles o Projeto Sapiems, Programa Liderança com Excelência e Programa Mudar para Melhor. E outros projetos virão.
2018
Prêmio Coca-Cola
Em 2018, a Usina Santa Adélia foi condecorada de acordo com sua posição no Ranking de Fornecedores de Açúcar do Sistema Coca-Cola Brasil, baseado no Supplier Maturity Continumm (SMC), como um dos melhores fornecedores de açúcar cristal no ciclo 2017/2018. Esta premiação atesta que todas as etapas do processo produtivo, da cana à industrialização, têm buscado constantemente o compromisso com a melhoria continua.
2019
Prêmio “Coca-Cola”
A Usina Santa Adélia foi condecorada mais uma vez pelo Ranking de Fornecedores de Açúcar do Sistema Coca-Cola Brasil. Porém este ano subimos uma posição e comemoramos juntamente com todos os nossos colaboradores por sermos o 2º melhor fornecedor de açúcar cristal no ciclo 2018/2019. A evolução no ranking em relação ao ano anterior atesta a atenção da empresa em focar na satisfação e atendimento ao cliente e em garantir a qualidade e segurança do alimento.
2020
Prêmio MasterCana Social
A USA foi reconhecida como Empresa do Ano em Responsabilidade Sócio empresarial Mastercana 2020. A Gerente de Recursos Humanos, Ana Dulce de Souza Nunes, foi eleita como uma dos três profissionais de RH do Ano. Também conquistamos três prêmios pelos projetos Amigo Ajudando Amigo; Você – Valorizar a Operação e Construir Engajamento e Trilhas de Carreira
2020
Prêmio Kaizen Brasil
A Usina Santa Adélia foi uma das empresas finalistas da quinta edição do Prêmio Kaizen Brasil, classificada na categoria Excelência de Produtividade. O Prêmio, além de reconhecer as iniciativas das empresas que estão buscando melhorias em seus processos, incentiva a competitividade, que é primordial para o crescimento.
2021
GPTW
Em 2020 e 2021, a USA conquistou o selo Great Place To Work, firmando-se como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O GPTW diagnostica estratégias de desenvolvimento e gestão considerando iniciativas de bem-estar, processos eficientes e líderes inspiradores.