https://www.youtube.com/watch?v=9kO8CsXw6Zs

Eduardo Ciccone e Alex Bertoldi

Josiane Pereira e Fabio Oliveira

Gustavo Cicotoste e Ivan Vemado

Bruno Mourão e Emerson Crepaldi

Carlos Moreira e Wellington Patzsch

Danilo Castro

Armindo Sgorlon, Leonardo Reis e Flavio Monduzzi

Eduardo Martins, Bruno Gueiros, Reinaldo Roxo e Fernando Chad

Processo de fabricação do açúcar

O processo de produção de açúcar dura em médias 8 horas, considerando desde o momento que a cana entra na moenda para ser transformada em açúcar e envasado no ensaque.

Após o recebimento da cana vinda da lavoura, o primeiro processo industrial é limpeza para retirada das impurezas. Logo após, ocorre o processo de desfibração (processo de abertura das células da cana para facilitar a retirada do caldo). Somente após essas etapas que a cana entra no processo de moagem, onde passará por rolos compressores para extração do caldo.

No processo de moagem, há vários rolos compressores (ternos de moenda), sendo que o caldo extraído no primeiro rolo compressor é destinado à produção de açúcar. Os caldos extraídos dos demais rolos compressores são destinados ao processo de produção de etanol. Após a moagem, o bagaço serve como matéria-prima para geração de energia.

Fabricação de açúcar:
O caldo retirado no primeiro terno na moagem é direcionado ao processo de tratamento do caldo, retirando as impurezas do processo de extração. Um série de processos como aquecimento, decantação, peneiramento e evaporação preparam o caldo para o processo de cozimento, onde ocorrerá a cristalização. A massa obtida no cozimento é então destinada à centrifugação com objetivo de separação física entre o mel e o açúcar cristal. No final do processo produtivo, o açúcar é direcionado aos secadores, para retirada da umidade ainda presente (injeção de vapor e ar frio).

Armazenagem do açúcar:
Na saída dos secadores, através de esteiras, o açúcar passa por peneiras vibratórias (separação dos grãos conforme o tamanho) e separador magnético (retenção de possíveis partículas magnéticas), até chegar ao setor de ensaque, que é realizado em Bags de 1.200kg. Em todo o processo produtivo, há ferramentas e procedimentos de análise que garantem a qualidade do produto para a Segurança Alimentar.

FABRICANTE: USINA SANTA ADÉLIA S/A
UNIDADE: JABOTICABAL-SP
LOTE: 04521222AH09
QUANTIDADE KG: 0,25
DATA DA FABRICAÇÃO 08/09/2021
VALIDADE: 2 anos
LAUDO: 84/21
MATERIAL: AÇÚCAR TIPO 2AH
APARÊNCIA: CRISTAL BRANCO
SABOR: DOCE
ODOR: CARACTERÍSTICO, SEM ODOR DESAGRADÁVEL
USO: PRODUTO A SER UTILIZADO COMO MATÉRIA-PRIMA OU INGREDIENTES PARA INDÚSTRIA  ALIMENTÍCIA
NOTA: AÇÚCAR CRISTAL BRANCO PARA EXPORTAÇÃO

Você recebeu no kit do evento um pacote contendo 250 gramas de açúcar produzido pela Usina Santa Adélia. Use-o para adoçar seu café. Este açúcar não pode ser comercializado.

ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA - CANA DE AÇÚCAR

Fazenda São Rosário
Fazenda São Bento
Fazendinha Belo Horizonte
Fazenda Primavera
Sítio Planalto
Sítio Boa Vista
Sítio Santo Antônio
Sítio São Pedro
Sítio Nossa Senhora Aparecida
Sítio Água Espírito Santo 3
Sítio Água Espírito Santo

JABOTICABAL (MATRIZ)

Rodovia SP 326, KM332
CEP: 14870-970
Fone: (16) 3209-2000

PEREIRA BARRETO-SP

Rodovia SP 310, KM643
CEP: 15370-000
Fone: (18) 3704-8186