Eduardo Ciccone e Alex Bertoldi
Josiane Pereira e Fabio Oliveira
Gustavo Cicotoste e Ivan Vemado
Bruno Mourão e Emerson Crepaldi
Carlos Moreira e Wellington Patzsch
Danilo Castro
Armindo Sgorlon, Leonardo Reis e Flavio Monduzzi
Eduardo Martins, Bruno Gueiros, Reinaldo Roxo e Fernando Chad
Processo de fabricação do açúcar
O processo de produção de açúcar dura em médias 8 horas, considerando desde o momento que a cana entra na moenda para ser transformada em açúcar e envasado no ensaque.
Após o recebimento da cana vinda da lavoura, o primeiro processo industrial é limpeza para retirada das impurezas. Logo após, ocorre o processo de desfibração (processo de abertura das células da cana para facilitar a retirada do caldo). Somente após essas etapas que a cana entra no processo de moagem, onde passará por rolos compressores para extração do caldo.
No processo de moagem, há vários rolos compressores (ternos de moenda), sendo que o caldo extraído no primeiro rolo compressor é destinado à produção de açúcar. Os caldos extraídos dos demais rolos compressores são destinados ao processo de produção de etanol. Após a moagem, o bagaço serve como matéria-prima para geração de energia.
Fabricação de açúcar:
O caldo retirado no primeiro terno na moagem é direcionado ao processo de tratamento do caldo, retirando as impurezas do processo de extração. Um série de processos como aquecimento, decantação, peneiramento e evaporação preparam o caldo para o processo de cozimento, onde ocorrerá a cristalização. A massa obtida no cozimento é então destinada à centrifugação com objetivo de separação física entre o mel e o açúcar cristal. No final do processo produtivo, o açúcar é direcionado aos secadores, para retirada da umidade ainda presente (injeção de vapor e ar frio).
Armazenagem do açúcar:
Na saída dos secadores, através de esteiras, o açúcar passa por peneiras vibratórias (separação dos grãos conforme o tamanho) e separador magnético (retenção de possíveis partículas magnéticas), até chegar ao setor de ensaque, que é realizado em Bags de 1.200kg. Em todo o processo produtivo, há ferramentas e procedimentos de análise que garantem a qualidade do produto para a Segurança Alimentar.
Você recebeu no kit do evento um pacote contendo 250 gramas de açúcar produzido pela Usina Santa Adélia. Use-o para adoçar seu café. Este açúcar não pode ser comercializado.