Um dos compromissos da Usina Santa Adélia é a responsabilidade ambiental. Todas as ações buscam a preservação dos recursos naturais, de acordo com a legislação vigente.
A empresa possui programas de enriquecimento e reflorestamento nas áreas de preservação permanente e nascentes, além de manter uma rotina para a avaliação dos impactos relacionados à fauna e à flora. A Usina Santa Adélia participa periodicamente de ações em prol da preservação e manutenção ambiental em conjunto com entidades públicas e privadas das regiões onde atua.
Durante o planejamento das operações agrícolas, as práticas de conservação do solo e da água no cultivo da cana-de-açúcar são fatores primordiais. Essas ações auxiliam na manutenção e melhoria do potencial produtivo, garantindo o uso adequado do solo. Assim como uso de subprodutos industriais como a torta de filtro e a vinhaça, ricos em fósforo e potássio respectivamente, que permite o uso racional dos adubos químicos nos tratos culturais.
A empresa realiza também o gerenciamento de resíduos sólidos (industrial, reciclável e orgânico) que se inicia desde sua geração, passando pelo armazenamento adequado e a correta disposição final.
Outra prática conduzida pela área de Meio Ambiente é a prevenção e combate a incêndios florestais. A empresa adota procedimentos que estabelecem critérios de saúde e segurança em todas suas atividades no combate a incêndios criminosos. São medidas que priorizam a proteção de áreas de preservação permanente, matas, animais, edificações e culturas diversas.
Viveiro de Mudas
Em produção desde 2009, o Viveiro de Mudas da Usina Santa Adélia, produz mudas de 85 diferentes espécies de árvores nativas. Instalado na Pioneiros, tem capacidade para atender as três Usinas da empresa.
Com capacidade de produção de 300 mil mudas, o espaço permite a utilização de técnicas que visam o crescimento acelerado das plantas que resultam o plantio no campo de mudas com porte elevado.