PCM

Neste processo mais conhecido como PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), apoiado em software de controle específico, o principal objetivo é buscar o aumento da disponibilidade das máquinas, confiabilidade operacional para a indústria e claro, a redução de custos de manutenção.

Apontando os problemas que estão por vir e indicando a medida corretiva mais adequada, o trabalho das equipes de PCM na Usina Santa Adélia trouxe novo fôlego à atividade industrial, reduzindo sensivelmente as interrupções no funcionamento da indústria durante a safra. Todo este trabalho ocorre pela consolidação do conhecimento técnico das equipes das oficinas.

Por meio da Inspeção Preditiva, as equipes planejam as manutenções preventivas evitando paradas indesejadas, que geralmente acontecem nos dias e momentos mais inadequados, justamente quando os equipamentos são mais requeridos.

Em Jaboticabal, mais de 890 equipamentos passam por análise de vibrações. Também são realizadas inspeções em 112 purgadores, identificando possíveis vazamentos de vapor que ocasionam perda de energia para a indústria. A inspeção termográfica em 460 pontos pode revelar mau contato no sistema elétrico. A equipe também se dedica à inspeção ferrográfica dos óleos que lubrificam as máquinas e que podem evidenciar desgastes prematuros, caso haja traços de partículas metálicas no lubrificante.

Em Pereira Barreto e Pioneiros, são aproximadamente 1.600 pontos de inspeção.