SUSTENTABILIDADE SANTA ADÉLIA

A sustentabilidade é um dos pilares da Usina Santa Adélia e um compromisso que integra a declaração da Aspiração, Missão e Valores da organização.

Acreditamos que práticas ambientais responsáveis são fundamentais para a longevidade e lucratividade dos nossos negócios. Incentivamos a nossa liderança a orientar suas equipes para contribuir com os resultados planejados, cumprindo as legislações e as normas ambientais e de segurança ocupacional.

Independentemente dos desafios que vivemos hoje, buscamos com muita disciplina e perseverança atingir uma alta rentabilidade, gerando valor para os nossos acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade, perpetuando assim o nosso negócio, respeitando as pessoas e a natureza.

Plano de Gerenciamento Ambiental

O Plano de Gerenciamento Ambiental da Usina Santa Adélia assegura o planejamento e implementação de medidas de controle e mitigação dos impactos ambientais e sociais inerentes as nossas operações agroindustriais. Em todo inicio de safra são estabelecidas ações com metas relacionando dez temas principais para as áreas industriais e agrícolas.

Biodiversidade – A empresa realiza campanhas de conscientização e incentivo ao cuidado e monitoramento da fauna nas áreas de processo industrial e agrícola, para obtenção de histórico e identificação de espécies.

Ecossistema – São realizados plantios voluntários e recuperação de áreas degradadas. As áreas de reflorestamentos recebem manutenções periódicas com bom desenvolvimento das espécies nativas, contribuindo para o equilíbrio ecológico.

Solo – São realizadas práticas de conservação prevenindo compactação, erosão, perda de nutrientes e assoreamento de corpos de água.

Ar– Os monitoramentos ambientais são realizados para garantir o atendimento da legislação ambiental quanto às emissões atmosféricas provenientes dos veículos movidos a diesel e nas caldeiras de cogeração de energia elétrica, obtendo resultados dentro dos valores máximos permitidos.

Mudanças Climáticas – São realizadas campanhas incentivando todos os colaboradores a prática do consumo consciente. Contribuímos com a redução dos gases de efeito estufa através do reaproveitamento de subprodutos, como bagaço de cana na geração de energia em substituição a combustíveis fósseis.

Uso de Agroquímicos – Realizamos as melhores práticas de aplicação de defensivos agrícolas, sempre dentro das dosagens recomendadas pelos fabricantes.

Fertilizantes Artificiais – São mantidos e preservados todos os procedimentos que garantem o manejo adequado dos produtos. Mesmo assim foram implementados poços de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas nas áreas de aplicação, para monitoramento e garantia da inexistência de contaminação.

Queima de Cana-de-açúcar – A Usina Santa Adelia atua com colheita integral mecanizada de suas áreas produtivas, não sendo de seu interesse o emprego de fogo como método de pré-colheita. Aderimos o Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde, importante certificação no setor sucroenergético. Infelizmente, os incêndios nos canaviais são constantes, causados de forma criminosa, acidental ou natural resultante da combinação do clima quente e seco. Seja qual for o motivo a Santa Adelia tem como prioridade para sustentabilidade dos negócios a prevenção e combate aos incêndios, com programas e campanhas dedicados ao tema, brigadas de Incêndios habilitadas e equipadas, atuação no Plano de Auxílio Mútuo de sua região, mapas de criticidade e presença de caminhões pipas em todas as frentes agrícolas e pontos de observação.

Resíduos – A empresa possui um procedimento para gerenciamento dos resíduos sólidos que auxilia na minimização da geração de resíduos na fonte, adequa a segregação na origem, controla e reduz os riscos ao meio ambiente. Todos os resíduos são corretamente manuseados e dispostos de acordo com a legislação vigente.

Ruído –  Os níveis de ruído gerados são monitorados, garantindo o atendimento aos limites estabelecidos nas legislações vigentes referente ao tema.