CERTIFICAÇÕES

A busca por melhores práticas permeia as principais conquistas da Usina Santa Adélia. Neste cenário, acumulamos certificações e selos que asseguram excelência em uma gestão responsável e sustentável dos nossos recursos sobre a matéria-prima e garante a qualidade e segurança dos nossos produtos – açúcar, etanol e energia, consolidando uma relação de ética e respeito com os nossos clientes.

Estas certificações solidificam ainda mais nosso posicionamento no setor, atestam nossos diferenciais nos processos e agregam valor para os nossos negócios.

Bonsucro

Bonsucro é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, dedicada a reduzir impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar. A missão da Bonsucro é fazer com que esta produção seja continuamente aprimorada e realizada de maneira sustentável dentro do setor Agroindustrial, criando valor duradouro para toda cadeia produtiva e partes interessadas, além de colaborar diretamente com os três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Energia Renovável 2022

Produzimos com propósito: nossa energia contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Desde 2021 a Usina Santa Adélia é certificado pela Comerc e Sinerconsult com o selo energia renovável. Este é o reconhecimento pelo nosso processo produtivo em nossas termoelétricas de Jaboticabal, Ilha Solteira e Interlagos. Ou seja, a partir do ano de 2020, nossa empresa demonstrou que a produção de energia elétrica produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar evita emissões de gases de efeito estufa – GEE.

Energia Verde

Certificação concedida pela ÚNICA – União da Industria de Cana-de-Açúcar em parceria com a CCEE – Câmera de Comercialização de Energia Elétrica, que atesta que a energia produzida pela Usina Santa Adélia é proveniente de fonte renovável, derivada da produção de açúcar e etanol. Além de cumprir os requisitos de eficiência energética, esta prática consolida um dos valores da empresa: a sustentabilidade.

Etanol Mais Verde

A Usina Santa Adélia aderiu voluntariamente ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético – documento que estabelece a adoção de procedimentos técnicos pelas unidades produtoras de açúcar e etanol do Brasil, com o intuito de promover a produção sustentável. Como reconhecimento, as usinas são certificadas e recebem o selo do Projeto Etanol Verde – documento de conformidade renovado anualmente.

FSSC 22000

Na produção do nosso açúcar cristal, a Usina Santa Adélia segue os princípios estabelecidos pela FSSC 22000, que é reconhecida pela GFSI (Global Food Safety Iniciative) sendo composta pela ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos), ISO-TS 22002-1 (Programa de Pré-Requisitos) e requisitos adicionais. É uma certificação aceita mundialmente e representa uma abordagem abrangente para a gestão de riscos na segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento.

Para garantir que os perigos para a segurança de alimentos sejam controlados, a Usina Santa Adélia, com base nos princípios da FSSC 22000, contempla um sistema de gestão da segurança de alimentos com quatro elementos-chave: Programas de Pré-requisitos (Boas Práticas), Sistema de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), Comunicação e Sistema de Gestão.

Ser certificado na FSSC 22000 atesta que a Usina Santa Adélia possui um sistema de gestão para a produção de açúcar seguro para o consumo humano. A conquista da certificação é fundamental para otimização dos processos, abertura para novos mercados e mantem a confiança dos nossos clientes e consumidores.

ISO 17025 Laboratórios

A ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O órgão no Brasil autorizado a dar essa acreditação é o Inmetro, através de sua Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE. O laboratório de solos da Usina Santa Adélia de Jaboticabal é Acreditado na ISO/IEC 17025 para ensaios químicos desde 2013 e para amostragem desde 2015.

RenovaBio

RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, com os seguintes objetivos:

– Fornecer uma importante contribuição para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris;
– Promover a adequada expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis; e
– Assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis