CERTIFICAÇÕES

A sustentabilidade permeia as principais ações da Usina Santa Adélia. Neste cenário, a empresa acumula certificações e selos ambientais que solidificam ainda mais sua atuação no setor, assim como sua responsabilidade socioambiental.

Certificação

FSSC 22000

Certificação que engloba o atendimento a norma ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos) em conjunto com a norma ISO-TS 22002-1 (Programa Pré-Requisito para Indústrias de Alimentos), com reconhecimento pelo GFSI (Global Food Safety Iniciative).

Certificação

Certificado Kosher

O Certificado Kosher é um documento emitido para atestar que os produtos fabricados pela empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. Ele é mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade.

Certificação

Compromisso Nacional

A empresa possui o selo “Empresa Compromissada”, concedido a usinas sucroenergéticas cumpridoras do “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”. A Usina, como unidade produtora signatária do Compromisso foi submetida a um processo de fiscalização que confirmou a execução das ações voltadas à melhoria das condições de trabalho no campo.

Certificação

Etanol Mais Verde

A Usina Santa Adélia aderiu voluntariamente ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético – documento que estabelece a adoção de procedimentos técnicos pelas unidades produtoras de açúcar e etanol do Brasil, com o intuito de promover a produção sustentável. Como reconhecimento, as usinas são certificadas e recebem o selo do Projeto Etanol Verde – documento de conformidade renovado anualmente.

Certificação

Bonsucro

A Bonsucro é uma organização multissetorial, criada em 2005, que visa reduzir os impactos ambientais e sociais da cana, com a definição de um padrão e princípios socioambientais para as regiões de cultivo de cana em todo o mundo. O selo é um grande passo para o setor de cana-de-açúcar e biocombustível. Em 2011, a Usina Santa Adélia recebeu a certificação mundial da Bonsucro (Better Sugarcane Initiative), considerada um importante passaporte para exportação de açúcar e etanol, ao garantir as melhores práticas de sustentabilidade durante o processo produtivo.

Certificação

ISO 17025 Laboratórios

A ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O órgão no Brasil autorizado a dar essa acreditação é o Inmetro, através de sua Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE. O laboratório de solos da Usina Santa Adélia de Jaboticabal é Acreditado na ISO/IEC 17025 para ensaios químicos desde 2013 e para amostragem desde 2015.