USINA SANTA ADÉLIA

Fundada em 1937, a Santa Adélia possui três usinas localizadas nas cidades de Jaboticabal, Pereira Barreto e Sud Mennucci (Usina Santa Adélia Pioneiros), no Estado de São Paulo.

A organização conta com aproximadamente 3.800 colaboradores, que juntos contribuem para o crescimento e consolidação da empresa e das regiões onde está inserida. A corporação possui um rigoroso padrão de qualidade na produção de açúcar e etanol. Além disso, gera energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, que garante o consumo interno e a comercialização do excedente ao Sistema Interligado Nacional.

A capacidade de produção na safra 2019/2020 foi de 2.558.329 sacas de açúcar, 404.139 m³ de etanol, além da comercialização de 328.593 MWh de energia exportada, totalizando uma moagem de 5,74 milhões de toneladas de cana.

A empresa oferece oportunidade de crescimento profissional, por meio de planos de carreira, benefícios educacionais e programas de formação e aperfeiçoamento. Destaca-se ainda pela atuação sustentável e acumula certificações e selos ambientais que solidificam ainda mais seu papel socioambiental.

Reconhecimento

Ao longo da sua história, a Usina Santa Adélia conquistou diversos prêmios, os quais reafirmam o seu compromisso com o desenvolvimento do setor. São nove certificados da “Empresa Campeã de Produtividade Agrícola” da região Centro-Sul do Brasil, classificando-se entre as 11 melhores empresas canavieiras do país, com excelente índice de produtividade e longevidade de seus canaviais.

Em 2007, recebeu o prêmio “Usina Modelo” da revista Visão da Agroindústria.

Em 2010, foi contemplada com o Prêmio Cana Invest 2010, promovido pela Revista Canamix, em Ribeirão Preto. A empresa foi premiada na categoria “Eficiência Industrial” pela tecnologia implantada no setor.

Na safra 2012/2013, a unidade de Jaboticabal alcançou o primeiro lugar em eficiência relativa entre as 153 usinas associadas ao CTC (Centro de Tecnologia Canavieira). Pioneiros foi a segunda colocada nesse ranking, seguida de perto por Pereira Barreto: a quinta classificada.

Em 2015, a Santa Adélia recebeu o Prêmio VisãoAgro, selo de reconhecimento às empresas, o qual atesta que as práticas de gestão e produção da organização estão adequadas em todos os níveis. A eleição aconteceu por meio de uma pesquisa realizada pela AR Empreendimentos, pelo GEGIS (Grupo de Estudos do Setor Sucroenergético) e pela Revista Visão da Agroindústria.

Em 2018, a Usina Santa Adélia foi a 3ª colocada no Ranking de Fornecedores de Açúcar do Sistema Coca-Cola Brasil, baseado no Supplier Maturity Continuum (SMC), referente ao ciclo 2017/2018. A excelente classificação atesta que todas as etapas do processo produtivo, da cana à industrialização, têm buscado constantemente o compromisso com a melhoria contínua.

Já o ano de 2019 foi repleto de conquistas para a Santa Adélia. Ela se tornou Campeã de Produtividade Agrícola no 21° Seminário de Mecanização e Produção de Cana na região de Ribeirão Preto, de acordo com a pesquisa realizada pelo CIC – Centro de Tecnologia Canavieira.

Também foi certificada como Top 3 do setor sucroenergético pelo prêmio MasterCana Social 2019, promovido pelo GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, em parceria com a Pro-Cana Brasil, com a Campanha Natal Solidário.

E ainda alcançou o 2° lugar no Ranking de Fornecedores de Açúcar do Sistema Coca-Cola Brasil, baseado no Supplier Maturing Continuum (SMC), como um dos melhores fornecedores de açúcar cristal no ciclo 2018/2019.