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Etanol

Renovável e eficiente, o etanol é um biocombustível alternativo à gasolina.
Com uma emissão de gases poluentes (que contribuem para o aquecimento global) 90% menor em relação à gasolina, o etanol é visto como o combustível do futuro.
O modelo de produção brasileiro tem como matéria-prima a cana de açúcar e é exemplo no mundo todo, sendo o Brasil o único país no mundo que combina uma ampla frota de veículos biocombustíveis com a produção e distribuição eficiente de etanol em larga escala.
A Usina Santa Adélia fabrica etanol anidro e hidratado.
Etanol Anidro: é usado como aditivo à gasolina na proporção de 24%, servindo como substituto do chumbo tetraetila. Este tipo de etanol é menos poluente e, se for adicionado na proporção correta, não afeta o desempenho de motores.
Etanol Hidratado: é usado diretamente como combustível de veículos automotores. O cenário atual é extremamente promissor para o aumento da produção e do consumo mundial de álcool hidratado, devido às condições climáticas e econômicas. Atualmente, fatores como redução de custos, aumento do petróleo e diferenças de tributação faz com que o álcool seja opção relevante de combustível.
Renovável e eficiente, o etanol é um biocombustível alternativo à gasolina.

Com uma emissão de gases poluentes (que contribuem para o aquecimento global) 90% menor em relação à gasolina, o etanol é visto como o combustível do futuro.

O modelo de produção brasileiro tem como matéria-prima a cana-de-açúcar e é exemplo no mundo todo, sendo o Brasil o único país no mundo que combina uma ampla frota de veículos flex com a produção e distribuição eficiente de etanol em larga escala.

A Usina Santa Adélia produz etanol anidro e hidratado.
Etanol Anidro
É usado como aditivo à gasolina na proporção de 24%, servindo como substituto do chumbo tetraetila. Este tipo de etanol é menos poluente e, se for adicionado na proporção correta, não afeta o desempenho de motores.

Etanol Hidratado
É usado diretamente como combustível de veículos automotores. Sua utilização teve início na segunda fase do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em 1979, com o lançamento da primeira frota de carros a álcool. 
 

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