ENERGIA ELÉTRICA

A Usina Santa Adélia reaproveita 100% do bagaço resultante do processamento da cana-de-açúcar.

O bagaço é um resíduo da moagem da cana utilizado nas caldeiras para a geração de vapor e energia para todas as etapas de produção.

O crescimento populacional, assim como a necessidade de preservação ambiental, fizeram com que a produção de bionergia ganhasse destaque no cenário nacional. A cogeração de energia, por meio da biomassa, apresenta vantagens como o baixo custo de produção, o atendimento da necessidade nacional a partir de novas fontes energéticas, contribuição para a preservação ambiental, o melhor aproveitamento de um resíduo e a produção de energia com tecnologia totalmente limpa e de fonte renovável.

Na somatória das três Usinas, a Santa Adélia apresenta uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 102 mW, dos quais são disponibilizados aproximadamente 70 mW para o Sistema Elétrico Nacional.

O excedente total de energia elétrica comercializado no Sistema Elétrico Nacional, referente a um mês de cogeração na safra, é suficiente para abastecer uma cidade com 365.000 habitantes.

Cartilha Bioeletricidade