<< Voltar

Desenvolvimento

Desenvolvimento
A valorização do capital humano é um compromisso da Usina Santa Adélia. Para manter uma equipe de funcionários competentes e compromissados com seus ideais corporativos, a Santa Adélia oferece oportunidade de crescimento profissional, através de planos de carreira, benefícios educacionais e programas de formação e aperfeiçoamento.
Acreditamos que uma equipe capacitada e engajada com nossos ideais é fator fundamental para o crescimento e fortalecimento da empresa no mercado.
Este conjunto de ações resulta em uma equipe focada na excelência profissional e que oferece as melhores soluções.
Confira alguns de nossos programas:
Renovação
O fim da colheita mecanizada vai exigir o remanejamento dos trabalhadores da colheita da cana para outras funções, evitando assim o desemprego destes profissionais.
Para cumprir este objetivo a Usina Santa Adélia adotou o projeto Renovação, que através de vários treinamentos, qualifica os trabalhadores para desempenhar funções como motoristas canavieiros, operadores de colhedora, eletricistas mecânicos e soldadores.
Desenvolvido pela UNICA, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o sistema implantado pela Usina Santa Adélia reafirma o comprometimento com ações de responsabilidade social e melhoria das condições de trabalho.
Ao término do projeto é realizada avaliação comportamental e técnica e os trabalhadores são efetivados de acordo com sua nova função.
PMA – Programa Mudança de Atitude
O Programa Mudança de Atitude (PMA) busca incentivar uma melhora no comportamento, através de uma postura aprimorada tanto no ambiente profissional quanto no familiar.
O programa é divido em 5 módulos e  afirma a importância do comprometimento frente ao trabalho em equipe, ressaltando o papel do líder e do desenvolvimento pessoal.
Estes são os 5 módulos do PMA:
1- Sensibilização
2-  Relacionamento Interpessoal
3- Liderança situacional 
4- Autoconhecimento
5- Gestão de mudanças
Escolinha de motoristas
Através da escolinha de motoristas a Usina Santa Adélia promove o treinamento profissional de formação para trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar e serventes agrícolas.
O programa, é dividido em 2 partes: teórica e prática. 
Na fase teórica são abordados todos os processos que envolvem a atividade de motorista. 
Na segunda etapa cada aluno é acompanhado individualmente por um monitor em atividades práticas que envolvem o dia-a-dia profissional da função.
Ao todo são 240 horas de treinamento.
Os aprovados ao final do programa são transferidos para a função de motorista ou tratorista.
Ao longo de 2 anos foram formados mais de 40 profissionais, entre homens e mulheres.
Programa de Trainee
Voltado para profissional recém-formado ou no último ano da faculdade de Engenharia Agronômica, o programa de Trainee da Usina Santa Adélia oferece, ao jovem profissional, uma série de treinamentos técnicos e comportamentais (RH) com o objetivo de qualificá-lo através do conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa e à gerência de pessoas.
Com foco na gestão de carreira o programa tem diretrizes específicas e duração de 1 ano. No final do período o trainee deve apresentar um projeto final de melhoria na empresa, que, depois de aprovado e caso haja vaga, capacita o mesmo para exercer o cargo de encarregado na sua área.
Bolsa de Estudos
O programa de Bolsas de Estudos da empresa oferece auxílio para cursos técnicos, superiores e pós-graduação, especialização ou MBA (Lato Sensu / Stricto Sensu). Podem participar funcionários com no mínimo 1 ano de registro na empresa como funcionário efetivo.
Por meio do programa da Bolsa Auxílio, a Usina Santa Adélia se responsabiliza por 60% das despesas com matrícula, mensalidade e transporte.
Programa de Estágio
O Programa de Estágio da Usina Santa Adélia possibilita ao estagiário, oportunidade de contato com o mercado.
São desenvolvidas atividades complementares à formação do estagiário promovendo a aprendizagem prática e dando-lhe a oportunidade de usar os conhecimentos adquiridos para a resolução de problemas.
Entre os benefícios oferecidos estão: refeições, transporte (de acordo com as regras da empresa), seguro contra acidentes pessoais, declaração de conclusão de estágios ao término do programa e remuneração quando acordado no Termo de Compromisso.

A valorização do capital humano é um dos grandes diferenciais da Usina Santa Adélia. Entendemos que as pessoas são fundamentais para o fortalecimento da organização.

 

O “Centro de Treinamento”, instalado em Jaboticabal, é equipado com salas multimídias, laboratórios de manutenção e um Simulador de Colheita Mecanizada. 

 

Na programação, estão treinamentos como formação da liderança em mecânica básica, motoristas, operadores de máquinas agrícolas, mecânicos e práticas de gestão.

 

Além da Estrutura, o Centro de Treinamento conta com uma equipe de instrutores para formação técnica dos colaboradores.

 

Programa Liderança com Excelência

O Programa Liderança com Excelência foi elaborado pela Usina Santa Adélia em parceria com a consultoria Taylor Made, com o objetivo de qualificar e desenvolver nosso corpo de gestão para construção de identidade da liderança, gestão de resultados e gestão de pessoas por meio de mudanças de comportamento (individual e coletivo).

 

Programa de Estágio

O Programa de Estágio da Usina Santa Adélia tem como objetivo oferecer oportunidades para os estudantes dos ensinos Técnico e Superior, desenvolvendo-os para a inserção no mercado de trabalho, além de prepará-los na vivência técnica da profissão. Visando o desenvolvimento dos aspectos técnicos e comportamentais necessários a cada carreira.

 

Programa Trainee

O Programa Trainee Santa Adélia é uma excelente oportunidade para capacitação de recém-formados que se identificam com a Missão, Aspiração e Valores da empresa. Comunicação, Liderança e espírito de time são itens essenciais. O objetivo do programa é atrair e preparar os futuros profissionais para carreiras x ou y, de especialistas ou de gestão.

 

Programa Jovem Aprendiz

O Programa Aprendiz tem como objetivo a preparação e a inserção de jovens no mundo do trabalho. Em parceria com o SENAI desde 2010, a Usina Santa Adélia Jaboticabal proporciona a jovens da comunidade local a oportunidade de desenvolvimento técnico e comportamental.

 

Formação Profissional

Preocupada com desenvolvimento e a formação de seus colaboradores, a Usina Santa Adélia oferece oportunidades de qualificação para aqueles profissionais que buscam novos cargos. Essa formação tem foco nos cargos de operador de máquinas, motoristas, mecânicos, entre outros. Também reforça o compromisso da organização com os trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar.

 

omOperador Mantenedor

O programa desenvolve no operador o senso de propriedade sobre o equipamento, capacitando-o para identificar anomalias, relatar e agir em ações práticas de manutenção do dia a dia, para uma maior disponibilidade do equipamento para o trabalho. O lema do programa é operar sempre com o máximo de segurança.

 

Novos Talentos

Com o objetivo de orientar os futuros profissionais, a equipe de Recursos Humanos da Santa Adélia marca presença em eventos de carreiras e desenvolvimento profissional nas regiões de Jaboticabal, Pereira Barreto e Sud Mennucci.

 

Jaboticabal (Matriz)

Rodovia SP 326, Km 332
CEP: 14870-970
Fone: (16) 3209-2000
Fax: (16) 3209-2099
Jaboticabal/SP

Pereira Barreto

Rodovia SP 310, Km 643
CEP: 15370-000
Fone: (18) 3704-8010
Fax: (18) 3704-8198
Pereira Barreto/SP

Pioneiros

Fazenda Santa Maria da Mata, s/n
CEP: 15360-000
Fone: (18) 3786-9000
Fax: (18) 3786-9001
Sud Mennucci/SP